Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dunnas/public_html/adm/conecta.php:7) in /home/dunnas/public_html/site_funcoes.php on line 11

Posto de Coleta

...

Posto de Coleta

O Posto de Coleta de Leite Humano, que foi implantado em setembro de 2009, no Hospital Maternidade Almeida Castro, se encontra em processo de adaptação estrutural e de equipe para ser transformado em banco de leite humano, em Mossoró-RN.

 

O Hospital Maternidade Almeida Castro, que está sendo administrado por uma junta de intervenção judicial federal desde outubro de 2014, realizou 6.283 partos em 2017, uma média de 17,2/dia. Deste total, 934 nasceram bebês prematuros e 693 com baixo peso.

 

Como única unidade de saúde materno infantil para partos de alto risco em todo o Oeste do Rio Grande do Norte, o Hospital Maternidade Almeida Castro conta com 48 leitos especiais para atender os bebês que nascem com baixo peso, prematuros e/ou com qualquer outra patologia.

 

O diretor médico Inavan Lopes explica que estes equipamentos (UTI neonatal e as unidades intermediárias Berçário e Canguru - com profissionais especialistas completas), é o que garantem que os bebês ganhem o peso adequado, se fortaleçam e cresçam com saúde.

 

Para que os bebês que nascem prematuros (25% nascimentos dos 6.283) tenham a alimentação adequada, é preciso que as mães doem leite. Em 2017, em função do trabalho realizado dentro da maternidade, 317 mães doaram 620,1 litros no Posto de Coleta de Leite Humano do HMAC.

 

O posto da maternidade é interligado ao Banco de Leite da Secretaria Estadual de Saúde em Mossoró. Em 2017, somando 317 mulheres que doaram direto na maternidade com as 294 mães que doaram em suas casas, foram coletados 992,2 litros de leite humano em Mossoró/RN.

 

A coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HMAC, Edilene Torquato, explica que esta quantidade de leite é mais ou menos 90% do necessário para atender a demanda, daí a importância das mães terem esta consciência de doar leite, salvando vidas. O leite que falta é complementado com fórmulas especiais indicadas por especialistas.