Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dunnas/public_html/adm/conecta.php:7) in /home/dunnas/public_html/site_funcoes.php on line 11

Doando e salvando vidas

Em 2017, foram doados 992 litros de leite humano em Mossoró, que ajudou na alimentação de 1.627 bebê...

Doando e salvando vidas

Em 2017 foram pasteirizados 992,2 litros de leite humano no Banco de Leite de Mossoró, que é mantido pela Secretaria Estadal de Saúde. Deste total, 620 litros foram de doações feitas no Posto de Coleta no Hospital Maternidade Almeida Castro, que é hospital Amigo da Criança desde 1995. O restante foram doações feitas após as mães saírem da maternidade.

A coordenadora do Banco de Leite de Mossoró, a enfermeira Maria Felicidade Batista, informa que esta quantidade de leite humano doado em 2017 atende 90% da demanda e consumo existente, principalmente de bebês internados nos quase 50 leitos de UTI neonatal, Berçário e Canguru do Hospital Maternidade Almeida Castro.

Daí a importância de manter a campanha permanente pela doação de leite. Os números da maternidade em Mossoró, que atende a toda a região Oeste do Rio Grande do Norte, Alto Sertão da Paraíba e também o Vale do Jaguaribe do Ceará, fazendo partos de alto risco, deixam claro a necessidade das mães manterem as doações.

No Hospital Maternidade Almeida Castro, que está sendo administrado por uma junta de intervenção judicial federal desde outubro de 2014, realizou 6.283 partos em 2017, uma média de 17,2/dia. Deste total, 934 nasceram bebês prematuros e 693 com baixo peso, ou seja, 1.627 precisaram de doação de leite para ganhar peso e crescer com saúde.

Na maternidade existe uma equipe de profisisonais treinados para apoiar as mães desde o primeiro momento do nascimento do bebê, explicando a importância do leite materno para o crescimento sadio do bebê e que a doação ajuda a salvar a vida daqueles que estão na UTI neonatal, Berçário e Canguru da própria maternidade. 

Em 2017, em função do trabalho realizado dentro da maternidade, 317 mães doaram 620,1 litros no Posto de Coleta de Leite Humano do HMAC.

O posto da maternidade é interligado ao Banco de Leite da Secretaria Estadual de Saúde em Mossoró. Em 2017, somando 317 mulheres que doaram direto na maternidade com as 294 mães que doaram em suas casas, resultando em 992,2 litros de leite humano coletados em Mossoró/RN.

Anterior Próximo