Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dunnas/public_html/adm/conecta.php:7) in /home/dunnas/public_html/site_funcoes.php on line 11

Acolhimento

Acolhimento

O setor de Acolhimento com Classificação de Risco é o local que é feito a avaliação da complexidade do parto. As mulheres com gravidez de risco ou com parto já em andamento são imediatamente encaminhadas para respectivos especialistas. Os profissionais desde setor estão preparados para realizar o parto, no caso de necessitar.

 

A atuação dos servidores deste setor é em sintonia com as recepcionistas da maternidade. Os profissionais dos dois setores foram treinados para atender a demanda, seja pequena ou grande, com precisão e de forma humanizada. Atualmente, são realizados em média 525 partos por mês e mais ou menos 35% desses partos são de bebês prematuros ou com baixo peso.

 

 

Classificação

 

O Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) é um mecanismo do Ministério da Saúde (MS) para identificar as usuárias que necessitam de atendimento médico imediato. Esse trabalho é feito por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, serviço social, equipe médica, bem como profissionais de portaria/recepção.

 

Após identificação, a paciente é levada à sala de triagem. Nesse espaço serão aferidos os dados vitais e preenchido os documentos necessários.  Após escuta qualificada e avaliação especializada, o médico classifica a usuária com bases no protocolo estabelecimento pelo Ministério da Saúde.

 

Pacientes recebem pulseiras indicando a prioridade de atedimento

Vermelha = Prioridade Máxima [Emergência] – Atender imediatamente e encaminhar diretamente para atendimento médico, no Pré-parto ou Bloco Obstétrico.

 

Laranja = Prioridade 1 [Muito Urgente] – Atender em até 10 minutos e encaminhar para consulta médica priorizada.

 

Amarelo = Prioridade 2 [Urgente] - Atender em até 30 minutos e encaminhar para consulta médica priorizada, com reavalição periódica.

 

Azul = Prioridade 4 [Não urgente] – Atender em até 4 horas e informar a possibilidade de encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.