Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dunnas/public_html/adm/conecta.php:7) in /home/dunnas/public_html/site_funcoes.php on line 11

UCINCa

UCINCa

O Método Canguru, originado em Bogotá, Colômbia em 1979, surgiu como uma possibilidade de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, favorecendo o contato pele a pele  e o vínculo afetivo entre a mãe/pai e o bebê, o que estimula mais rapidamente o desenvolvimento do bebê.

No Brasil, o método foi incorporado às ações do Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal através da portaria nº 1.683 de 12 de julho de 2007.

No Hospital Maternidade Almeida Castro, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), onde é aplicado o Metodo Canguru, funciona em três enfermarias, sendo cada uma com seis leitos instalados.

Com uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional, a UCINCa funciona em apoio a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).