Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dunnas/public_html/adm/conecta.php:7) in /home/dunnas/public_html/site_funcoes.php on line 11

UCINCo

UCINCo

O Ministério da Saúde, através da portaria Nº 930 de 2012, definiu diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (RN) grave.

 

As unidades neonatais foram divididas de acordo com as necessidades do cuidado, prevendo estruturas de diferentes níveis de complexidade para atender de forma continuada e progressiva os recém-nascidos que precisam de acompanhamento, sendo assim classificadas:

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN),

Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo)

Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

 

A UCINCo é uma unidade semi-intensiva, destinada aos recém-nascidos com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua. Muitos pacientes admitidos na UTIN podem ser direcionados para uma UCINCo, que dispõe dos recursos necessários para o atendimento do paciente crítico com a mesma qualidade de uma UTIN, associados à otimização dos recursos humanos e tecnológicos.

 

Já a unidade Canguru acolhe a mãe e o filho, permitindo o contato pele a pele entre os dois (através do método Canguru), com o objetivo de aproximar, reforçar os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar. Fica neste setor até completar 2 quilos e 400 gramas. Após isto recebe alta e passa a ser acompanhado pela maternidade mensalmente por mais ou menos dois anos.

 

A admissão na UCINCo e no leito Mãe Canguru deverá ser via UTI Neo e Berçário.

 

Na UCINCo do Hospital Maternidade Almeida Castro 13 leitos de UCINCo e 18 leitos Mãe Canguru e 20 leitos de UTIN, sendo que 17 estão ativos. A taxa de ocupação média é 90%. O atendimento é realizado por equipe de enfermagem, médicos pediatras, fisioterapeutas, equipe multidisciplinar (nutricionista, farmacêutica, psicóloga e assistente social) e pessoal técnico para a higiene e limpeza, com o apoio do setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).